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Título : O que dizem os alunos do ensino médio da rede estadual sobre os instrumentos avaliativos utilizados pelo professor de matemática?
Autor : OLIVEIRA, Alinne Kétally Barros de
Palabras clave : Matemática - Estudo e ensino; Ensino médio; Avaliação
Fecha de publicación : 2-mar-2015
Citación : OLIVEIRA, Alinne Kétally Barros de. O que dizem os alunos do ensino médio da rede estadual sobre os instrumentos avaliativos utilizados pelo professor de matemática? Caruaru: O Autor, 2015.
Resumen : Esta pesquisa almeja colaborar para a reflexão sobre a avaliação matemática no processo de ensino de aprendizagem no ensino médio. Faz-se uma fundamentação na bibliografia a respeito, e no próprio caráter qualitativo de investigação. Ainda, aborda as diversas faces da avaliação, com a finalidade de fornecer prática avaliativa ao professor de forma crítica e prática, tendo um caráter de construção de um conhecimento localizado no contexto social da escola, que se deseja ser atingida e modificada com as aprendizagens dos alunos. Existem vários estudos relativos à avaliação formativa em matemática, onde professores e pesquisadores têm: estudado, debatido e conceituado o papel da avaliação no processo de aprendizagem, fornecendo inúmeros métodos e instrumentos de avaliação “eficazes” com base na metacognição, resolução de problemas etc. Foi utilizado para fazer a conexão entre teorias existentes e a prática avaliativa matemática observada nas duas únicas escolas estaduais da cidade de Frei Miguelinho – PE, questionários abertos com alunos do 3º ano do ensino médio, para que em conjunto possam fornecer informações relevantes para atingir os objetivos da pesquisa. A amostra foi com 99 alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas em questão, nos três turnos. Foi necessária a exclusão do curso Normal Médio da pesquisa, pois a matemática não é vista da mesma forma que os estudos gerais e não está presente no currículo de todas as séries, sendo substituída por Didática da Matemática e disciplinas similares. Tendo como objetivo contribuir para o aprimoramento do processo de avaliação da aprendizagem matemática, tornando a avaliação como mais um mecanismo de ensino e aprendizagem, em que os alunos podem ser sujeitos ativos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40538
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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